Cássio Dutra: Campeão no Jiu-Jitsu e na Vida


Em setembro de 2013 e no auge de sua carreira, o atleta Cássio Dutra, de 29 anos, vice-campeão brasileiro de jiu-jítsu sofreu um acidente de carro. Ele fraturou a coluna e perdeu o movimento dos membros inferiores.
“Um carro bateu no meu e eu capotei. Estava sem cinto e fui arremessado para fora do veículo. Na hora senti muita dor na coluna e naquele momento já sabia que havia perdido o movimento das pernas”, lembra. 
Com lesões nas vértebras T11 e T12, Cássio ficou paralisado da cintura para baixo. Sofreu uma lesão medular, fez uma cirurgia na coluna e ficou 26 dias internado. 



Esse acidente poderia ter acabado com os planos do atleta, porém, o jovem que sempre praticou judô desde criança afirma que isso o auxiliou em sua recuperação. “Me ajudou muito o fato de sempre ter sido atleta. O próprio médico disse isso, pelo fato de a minha musculatura ser rígida e eu estar acostumado com quedas e impacto”, explica.
Após o período inicial de recuperação, Cássio não se deixou abater pela condição de cadeirante e encontrou no jiu-jítsu uma forma de manter a paixão pela luta. “Retornei à prática de esportes cinco meses depois do acidente. 
Além da reabilitação física, a arte marcial o ajudou a ter a autoestima e a vontade de viver de volta. “Esporte na minha vida sempre foi tudo, eu amo esporte. Depois do meu acidente achei que não ia conseguir fazer qualquer esporte. Comecei na fisioterapia, voltei a ter equilíbrio e estabilidade, e consegui assim voltar para academia de musculação. Eu reaprendi a fazer exercícios de acordo com a minha nova condição física.” 


Assim que voltei a sentar, comecei a praticar vários esportes, como musculação, caiaque, natação. Hoje em dia jogo ate frescobol na praia.

Cássio com sua esposa e maior incentivadora Silmara
Aos poucos voltei ao jiu-jítsu. Iniciei com alongamentos e agora faço o treinamento normal. Luto de igual para igual, mas no chão. É bom para o tratamento, estimula as pernas. Recuperei rápido o controle do tronco porque tiro o peso da coluna e jogo no abdômen”, afirma.
Cássio voltou as lutas e com 1 ano de lesão conseguiu os inéditos títulos de campeão mundial e campeão brasileiro de parajiu-jitsu. 
Meu objetivo agora é tentar fazer parte das paraolimpíadas, nadar, remar ou fazer biathlon.





“Nunca parei, nem fisicamente, nem mentalmente. Meus braços são minhas pernas, que estão mais fortes. Tenho mais disposição, pego ônibus para ir trabalhar, treino quatro vezes por semana. Minha meta todo dia é sair de casa para fazer algo, é uma forma de não ficar em depressão. Contei com a ajuda de muitos amigos”, diz Cássio.
“As pessoas acabam se excluindo, mas não podem parar, têm que pensar que poderia ser pior. 
Deus me deu a oportunidade de ficar vivo em um acidente gravíssimo. Então eu vivo intensamente e agradeço todos os dias.” - completa.




 
“Tudo na vida são escolhas. A partir do momento que abrimos os olhos, podemos escolher nos sentimos bem e gratos pela vida ou sermos infelizes. Então é bem mais fácil criarmos uma tecla ou um botão e mudarmos a sintonia da tristeza para a alegria começando com a musica que mais gostamos em um volume bem alto.
Esporte é o meu maior incentivo de levantar todos os dias e molhar a camisa e voltar pra casa com a sensação de dever cumprido".

 
Para divulgar seu trabalho e incentivar as pessoas, Cássio tem uma FanPage no Facebook, confiram:
https://www.facebook.com/Cassio-Dutra-1385529278358278/?fref=ts



 Assistam aqui ao video da entrevista:



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRX