Novas Aventuras


Olá amigos do Surfashion Blog, aqui é a Paola Simão e hoje é a minha vez de falar e dar algumas dicas à respeito de uma das modalidades que mais gosto de praticar (dessa vez, não é o bodyboarding). O famoso hiking ou mais conhecido como caminhadas.
Mas esse hiking que tanto amo e sempre tento explorar em novos lugares nesse Estado maravilhoso chamado Rio de Janeiro, também é agregado com muita emoção e uma pitadinha de adrenalina, porque claro, esse é o ingrediente que nunca pode faltar nas nossas aventuras!!

Opções por aqui é o que não faltam para os amantes da natureza e para quem curte fazer exercícios ao ar livre. No coração da movimentada cidade do Rio de janeiro, temos a maior floresta urbana do mundo, o famoso Parque Nacional da Tijuca, o mais visitado do Brasil. Essa imensidão verde corresponde a 7% da cidade e nos oferece um enorme e variado acervo de 200 km de  trilhas e caminhadas para todos os níveis e gostos.

O parque é dividido em 4 setores (Floresta, Serra da Carioca, Pedra Bonita/Pedra da Gávea e Pretos Forros/ Covanca) e eu selecionei algumas trilhas que considero excelentes  para o condicionamento físico e indispensáveis para quem curte ver a cidade maravilhosa do alto:

1-Pedra da Gávea: um enorme bloco monolítico com 844 metros de altitude de puro exercício. Você pode fazer a trilha com duração entre 1h30 a 3h, depende do seu condicionamento físico. Considerado nível difícil, é uma das trilhas mais desafiantes da cidade, que vale cada gota de suor ao chegar ao topo. Pesada e longa, seu ponto crítico é a Carrasqueira, um paredão de pedra com fendas naturais que é feita com auxílio de pés e mãos. A subida é mais simples do que parece, o mais importante é manter a calma. Para quem realmente tem muito medo de altura, aconselho a contratar um guia experiente.

Na minha opinião é o visual mais lindo da cidade.


2- Pico da Tijuca: é a trilha mais alta do parque. Com seus 1021 metros, é uma trilha de nível médio na qual você leva 1 hora para chegar ao topo.  De lá avistamos a imensidão da floresta, zona oeste e a zona norte da cidade.



3 - Parque Lage – Corcovado: localizado no coração da cidade, essa trilha é uma das mais sugestivas, pois você aproveita para visitar uma das sete maravilhas do mundo, o monumento do Cristo Redentor. É considerada  nível médio a difícil, por ser longa (1h30 - 2h) e íngreme até o topo. Chegando aos seus 710 metros de altitude você é surpreendido com 360 graus da cidade maravilhosa. É um dos únicos lugares que você consegue ver toda zona norte, zona sul, Baia de Guanabara e Niterói. Vale muito à pena. O início da caminhada é dentro no Parque Lage, situado no bairro do Jardim Botânico.




Fugindo um pouco do Parque nacional da Tijuca e atravessando a ponte de 14 km de extensão para minha cidade natal, Niterói,  recomendo também conhecer o Parque Estadual da Serra da Tiririca, principalmente as trilhas localizadas na praia de Itacoatiara.

4- O famoso Costão: é uma ótima opção para ser visitado por crianças, adultos  e idosos. Uma trilha fácil, com seus 217 metros de altitude e com um vista divina para as praias da região oceânica de Niterói, podendo avistar também diversas montanhas do RJ, como Pedra da Gávea, Pão de Açúcar, Corcovado e boa parte do Maciço da Tijuca. Excelente treininho para fazer todos os dias, pois pode gastar de 20 a 40 min para chegar ao topo, dependendo do seu desempenho!!



5- Alto Mourão: a famosa Pedra do Elefante, é o pico mais alto da cidade. Dos seus 417m você tem dois visuais incríveis. Para o lado de Itacoatiara você contempla um visual da cidade de Niterói mais lindo do que nunca e do outro lado você tem o surpreendente visual de Itaipuaçu com sua enorme extensão de areia que se perde de vista. A trilha varia de 40min à 1h e se inicia na serra de Itaipuaçu. Vale todo esforço!


Por hoje é só amigos, espero que tenha ajudado e motivado de alguma forma. É importante lembrar, que podemos explorar muito o que temos de mais valioso nesse planeta, nossa natureza e seus presentes a céu aberto e o melhor de tudo...é  FREE...
É só chegar e usufruir!!

Assistam ao video aqui:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cássio Dutra: Campeão no Jiu-Jitsu e na Vida

TRX